sexta-feira, 4 de julho de 2014

Art Nouveau Pop!


Vocês conhecem Alfons Mucha? Talvez este nome não seja familiar para a maioria, mas eu tenho certeza absoluta que você conhece pelo menos o legado que esse incrível artista da belle époque deixou para inspirar gerações de artistas que são apaixonados pelas artes gráficas.

Resolvi fazer essa matéria sobre Mucha não só porque ele é um dos meus artistas favoritos, mas também por que eu tenho visto um boom de trabalhos artísticos que se inspiram no estilo do artista para construir seus trabalhos.




O artista checo fez muito sucesso em Paris na época de 1900 com seu estilo rebuscado, exuberante, rico em ornamentos e belas moças com cabelos esvoaçantes, que eram sua assinatura. Mucha consagrou seu <<Style Mucha>>  quando retratou, segundo a história, de última hora, atriz Sarah Bernhardt, musa da belle époque em um cartaz para sua estreia na peça Gismonda. Essa parceria entre artista e atriz durou anos e rendeu lindos cartazes e composições a lá Mucha.

Alguns elementos das suas composições são ambientes sacros, representações medievais, barrocas e góticas e certa influência da arte asiática, que junto com detalhes e ornamentos formavam suas grandes obras dentro do estilo da art nouveau.

Como falei acima, assinatura de Mucha eram os cabelos das belas moças que retratava sempre como foco central das composições. A beleza das jovens era congelada em um breve instante capturado pelo artista, que as reproduzia sempre com joias, tecidos volumosos e pregueados, uma expressão de prazer de viver, tudo isso envolto em lindos emaranhados de plantas e flores, arabescos e formas circulares.

Apesar de seu domínio sobre as artes gráficas, Mucha também era pintor, ilustrador, escultor, designer de peças, de interiores e designer de joias. Todo esse talento representado em múltiplas formas, fez com que artistas de épocas posteriores se inspirassem em toda essa produção e criassem peças que misturam o estilo Mucha com personagens, paisagens e pessoas do nosso contemporâneo, criando uma ponte entre os elegantes traços e composições da belle époque, e conceitos modernos do nossa cultura atual.

A seguir, selecionei algumas dessas modernas representações de personagens e temas populares, que foram retratados no <<Style Mucha>>. Vocês irão perceber que quase nada ficou de fora, de Cavaleiros dos Zodíaco até Star Wars. Divirtam-se!

                                   







Fonte: Mucha, Renata Ulmer. 2006 - Taschen

*Todas as imagens acima são ilustrações originais de diferentes artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distributed By Blogger Layouts